Tema de março - “RESPONSABILIDADE” – Dia 30/03/2011 (4ª feira)
“Tudo quanto aumenta a liberdade, aumenta a responsabilidade” (Victor Hugo)
“O homem superior atribui a culpa a si próprio; o homem comum aos outros.” (Confúcio)
Texto 1: A RESPONSABILIDADE É TODA SUA! “Não me leve a mal, mas você é o responsável por tudo que acontece em sua vida. E a menos que sua vida seja "um mar de rosas", é provável que esteja nadando em praia errada! Tudo que existe na sua praia, foi você mesmo que atraiu. Responsabilidade não é sinônimo de culpa. Responsabilidade é a habilidade para responder a uma situação. Esther Hicks, no filme O Segredo, diz que somos "criadores magníficos" de nossas experiências. Mas como o poder que utilizamos para criar nossas experiências na vida não é visível ou palpável, demoramos para nos dar conta dele. Quer queira, quer não, você é o criador da sua vida com tudo que há nela. Cada pensamento que provoca uma emoção, por menor que ela seja, é um pensamento criador. A emoção é sua forma de saber quando está criando. E as emoções são sentidas no corpo. Como se sente agora? Qual é seu estado de humor agora? Se estiver sentindo-se bem, tranqüilo, em paz, de bom humor, satisfeito, seguro, tranquilo, alegre, parabéns, você está atraindo algo de bom para sua experiência. Se estiver de mau humor, irritado, nervoso, ansioso, inseguro, receoso, triste é bom tratar de mudar um pouco seu pensamento ou terá mais motivos para continuar sentindo-se assim.” (FONTE: http://www.segredosdodia.blogspot.com.br/ - 07/02/2011)
TEXTO 2: QUANDO A RESPONSABILIDADE É DIVIDIDA, NINGUÉM RESPONDE POR NADA
“Era uma vez quatro pessoas que se chamavam TODO MUNDO, ALGUÉM, QUALQUER UM e NINGUÉM. Havia um importante trabalho a ser feito e TODO MUNDO acreditava que ALGUEM é que iria executá-lo. QUALQUER UM poderia fazê-lo, mas NINGUÉM o fez. ALGUÉM ficou aborrecido com isso, porque entendia que a execução do trabalho era responsabilidade de TODO MUNDO. TODO MUNDO pensou que QUALQUER UM poderia executá-lo, mas NINGUÉM imaginou que TODO MUNDO não o faria. TODO MUNDO culpou ALGUÉM, quando NINGUÉM fez o que QUALQUER UM poderia ter feito! Responsabilidade não bem definida gera insatisfações e ineficiência no trabalho.” (Texto do Livro O que Podemos Aprender com os Gansos - Autor: Alexandre Rangel)
TEXTO 3: “A responsabilidade é indiscutivelmente um valor que permite ao ser humano a tomada de consciência no que se refere aos atos que pratica voluntariamente e que possibilitam a construção de um posicionamento pessoal ativo, criativo, transformador, crítico e independente diante da vida. Esse valor se for empregado de maneira sistematizada, influencia de forma positiva a formação de cidadãos cumpridores de seus deveres e conscientes de seus atos. Ser responsável significa suportar as consequências de seus atos. Por exemplo: se uma ponte cai alguém será responsabilizado por isso. Somos responsáveis por nossas ações porque somos livres. Responsabilidade é o dever do indivíduo de assumir as consequências por seus atos e também por suas decisões. Mesmo dizendo “ah, eu fiz isso, mas foi sem querer” não isenta o individuo das consequências de suas decisões. É fácil observar a irresponsabilidade dos outros. Mais fácil ainda é jogar a responsabilidade em cima do outro. Difícil é observar e reconhecer a sua própria irresponsabilidade. A responsabilidade não é um fardo que cada um deve carregar. É, sim, um dos deveres mais iluminados da vida de uma pessoa que exerce seus direitos e deveres adquiridos pela capacidade de raciocinar e refletir. Para sermos livres, devemos ser responsáveis. Caso contrário, a liberdade se torna algo perigoso. Precisamos compreender que somos responsáveis pelo que fazemos e também pelo que deixamos de fazer...
Nenhum comentário:
Postar um comentário