quinta-feira, 22 de abril de 2010

PROEV – Projeto Educação para Valores

ABRIL 2010 – Tema: TOLERÂNCIA

“A primeira lei da natureza é a tolerância, já que temos todos uma porção de erros e de fraquezas.” (Voltaire)

“Tolerância – do latim tolerantia, do verbo tolerare que significa suportar. É uma atitude de respeito aos pontos de vista dos outros e de compreensão para com suas eventuais fraquezas. Esta palavra está ligada a outros termos afins: paz, ecumenismo, diferença, diálogo, alteridade, etc.
Respeito – do latim respectus, de reespicere, que significa olhar. Sentimento de consideração àquelas pessoas ou coisas dignas de nossa veneração e gratidão, como aos pais, aos mais velhos, às coisas sagradas, aos sentimentos alheios, etc.” (www.espacoacademico.com.br)
“Tolerar o sofrimento dos outros, tolerar a injustiça a que não somos vítimas, não é mais tolerância: é egoísmo, é indiferença, ou pior. Tolerar Hitler é ser seu cúmplice... Aquele que só é justo com os justos, generoso com os generosos, misericordioso com os misericordiosos, etc, não é nem justo, nem generoso, nem misericordioso. Tampouco é tolerante aquele que só o é com os tolerantes. O problema da tolerância se coloca nas questões de opinião. Porém o que pensa diferente não deve ser tolerado, mas sim, respeitado. Tolerar a opinião diferente é inferiorizá-la perante a nossa. Assim, o correto seria usar a palavra respeito e não tolerância. Enquanto faltar o amor, a palavra tolerância ainda será usada. Por isso chamamos de tolerância o que, se fôssemos mais lúcidos, mais generosos, mais justos, chamaríamos respeito.” (André Comte-Sponville)

“Declaração de Princípios sobre a Tolerância – UNESCO - Artigo 1º - Significado da tolerância:
1.1 A tolerância é o respeito, a aceitação e o apreço da riqueza e da diversidade das culturas de nosso mundo, de nossos modos de expressão e de nossas maneiras de exprimir nossa qualidade de seres humanos. É fomentada pelo conhecimento, a abertura de espírito, a comunicação e a liberdade de pensamento, de consciência e de crença. A tolerância é a harmonia na diferença. Não só é um dever de ordem ética; é igualmente uma necessidade política e jurídica. A tolerância é uma virtude que torna a paz possível e contribui para substituir uma cultura de guerra por uma cultura de paz.
1.2 A tolerância não é concessão, condescendência, indulgência. A tolerância é, antes de tudo, uma atitude ativa fundada no reconhecimento dos direitos universais da pessoa humana e das liberdades fundamentais do outro. Em nenhum caso a tolerância poderia ser invocada para justificar lesões a esses valores fundamentais. A tolerância deve ser praticada por indivíduos, pelos grupos e pelo Estado.
1.3 A tolerância é o sustentáculo dos direitos humanos, do pluralismo (inclusive o pluralismo cultural), da democracia e do Estado de Direito. Implica a rejeição do dogmatismo e do absolutismo e fortalece as normas enunciadas nos instrumentos internacionais relativos aos direitos humanos.
1.4 Em consonância ao respeito dos direitos humanos, praticar a tolerância não significa tolerar a injustiça social, nem renunciar às próprias convicções, nem fazer concessões a respeito. A prática da tolerância significa que toda pessoa tem a livre escolha de suas convicções e aceita que o outro desfrute da mesma liberdade. Significa aceitar o fato de que os seres humanos, que se caracterizam naturalmente pela diversidade de seu aspecto físico, de sua situação, de seu modo de expressar-se, de seus comportamentos e de seus valores, têm o direito de viver em paz e de ser tais como são. Significa também que ninguém deve impor suas opiniões a outrem.”

“Sendo que eu sou imperfeito e necessito de tolerância, e da bondade dos outros, também hei de tolerar os defeitos do mundo, até que possa encontrar o segredo que me permita remediá-lo.” (Mahatma Gandhi)

“A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos.” (Mahatma Gandhi)

“Aprendi o silêncio com os faladores, a tolerância com os intolerantes, a bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça, sou grato a esses professores.” (Khalil Gibran)

“Aprimorar a paciência requer alguém que nos faça mal e nos permita praticar a tolerância.” (Dalai Lama)

“O Círculo da Tolerância – Um famoso senhor com poder de decisão, gritou com um diretor da sua empresa, porque estava com ódio naquele momento. O diretor, chegando em casa, gritou com sua esposa, acusando-a de que estava gastando demais, porque havia um bom e farto almoço à mesa. Sua esposa gritou com a empregada que quebrou um prato. A empregada xingou o cachorrinho no qual tropeçara. O cachorrinho saiu correndo, e mordeu uma senhora que ia passando pela rua, porque estava atrapalhando sua saída pelo portão. Essa senhora foi à farmácia para tomar vacina e fazer um curativo, e gritou com o farmacêutico, porque a vacina doeu ao ser-lhe aplicada. O farmacêutico, chegando à casa, gritou com sua mãe, porque o jantar não estava do seu agrado. Sua mãe, tolerante, um manancial de amor e perdão, afagou-lhe seus cabelos e beijou-o na testa, dizendo-lhe: "Filho querido, prometo-lhe que amanhã farei os seus doces favoritos. Você trabalha muito, está cansado e precisa de uma boa noite de sono. Vou trocar os lençóis da sua cama por outros bem limpinhos e cheirosos para que você descanse em paz. Amanhã você vai sentir-se melhor." E abençoou-o, retirando-se e deixando-o sozinho com os seus pensamentos. Naquele momento, rompeu-se o círculo do ódio, porque esbarrou-se com a tolerância a doçura, o perdão e o amor. Faça você o mesmo.” (Renato Antunes Oliveira)”



“Todos os seres humanos nascem com um dever inquestionável: saber tolerar. Porém, sempre possuem um direito irrefutável: serem tolerados. Nenhum homem é igual! Deste modo, a tolerância assume um valor de união entre pontos de vista diferentes. A tolerância une a variabilidade! Tolerar não é nada mais nada menos que dar ênfase à célebre frase: todos diferentes, todos iguais. A tolerância aparece no dia-a-dia, perante as mais diversas situações....Contudo, o conceito de tolerância pode surgir também num sentido mais universal... tolerar as diferentes raças e aceitar os diferentes comportamentos da sociedade....O mundo é pintado com diferentes cores...A tolerância como linguagem de igualdade. Tolerar é dar brilho às diferentes cores que figuram no mundo. Tolerar também é uma maneira de evitar conflitos, de proclamar a união e a paz. Tolerar é saber olhar no outro aquilo que poderemos vir a ser um dia! (texto adaptado de Nuno Tavares)”



“Muitas vezes, no nosso dia-a-dia, costumamos reclamar de algumas pessoas que nos atendem em lojas, supermercados, ao telefone, enfim, das pessoas que nos atendem de alguma forma. O que não nos damos conta é que também estamos entre estas pessoas. E que, como elas, também estamos nos relacionando com várias outras pessoas. Devemos pensar duas vezes antes de nos irritarmos. A irritação e a intolerância fazem com que provoquemos males ainda maiores na sociedade em que vivemos. São os pequenos desentendimentos que geram os grandes conflitos da humanidade... A tolerância deve ser aplicada, indistintamente, entre todos e em qualquer lugar. Tolerar, no entanto, não significa conivir. Desculpar o erro não é concordar com ele. Entender e perdoar a ofensa, não representa ratificá-la, mas sim, ser caridoso e compreensivo....(autor desconhecido)”



Nenhum comentário:

Postar um comentário